Gestor governamental apresenta projeto a mais de 40 países

O gerente de Articulação Institucional da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), gestor governamental Madson Rodrigues, integrou a comitiva representativa do Governo de Goiás na Global Peace Conference 2017, ocorrida de 28 de fevereiro a 03 de março, em Manila, capital das Filipinas. Ao lado do superintendente da SSPAP, tenente-coronel Francisco Ramos Jubé, e do delegado da Polícia Civil Edilson de Brito, o gestor governamental apresentou o Programa Pacto Social Goiás Pela Vida a mais de 40 nações de todo o planeta. O evento é promovido pela Global Peace Foundation (GPF).

Durante a conferência, foram apresentadas ações transversais e intersetoriais desenvolvidas por meio da educação na prevenção da criminalidade e combate à evasão escolar, e implementação de atividades preventivas, como ocupação integral em contra turno escolar e o I9X da Educação. Participaram representantes de diversos países da África, Ásia, Europa e países americanos. “De forma consistente, projetada e articulada, Goiás se mostra produtivamente, estabelecendo novos parâmetros e relações com diversos países do mundo”, disse o delegado Edilson de Brito.

O programa
O Pacto Social Goiás pela Vida, lançado em 2016 pelo Governo de Goiás, por meio da SSPAP, une diferentes órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal. A iniciativa é focada principalmente nos 21 municípios que respondem por 89% dos crimes contra a vida e contra o patrimônio cometidos em 2015. O conjunto de ações são de curto, médio e longo prazos, que vão fortalecer a redução dos fatores propiciadores de crimes, catalisando a transformação da cultura de violência em conciliação e pacificação.

Conferências
No total, são 23 encontros que representam fase de implantação do programa. Após essa etapa, haverá um fórum com abrangência estadual, onde será apresentado um plano estratégico – cujas ações serão resultado das discussões nos municípios. A finalidade deste evento é estabelecer os parâmetros e as metas produzidas nas conferências municipais. Esse planejamento estratégico será uma ferramenta prática para fortalecer a capacidade de governança e o monitoramento dos resultados de enfrentamento e na prevenção de violências.

A metodologia baseia-se em benchmark de cases de sucesso em outros estados e países, adequada a nossa realidade e necessidade. Busca, portanto, orientar órgãos públicos e privados autônomos para a solução de problemas de segurança primária que demandem ações interdependentes.

Fonte: Comunicação SSPAP (com edições do SindGESTOR)

Data : 21/03/2017

Gestor governamental defende tese de doutorado

09/08/2017