SindGESTOR - Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás

Ir para página inicial

Comunicação

Notícias

Gestor governamental conclui mestrado internacional e defende TFM em Madrid



O gestor governamental Ricardo Borges de Rezende, superintendente central de contabilidade e contador-geral do Estado, concluiu o Máster en Hacienda Pública y Administración Financiera y Tributaria (Mestrado em Fazenda Pública e Administração Financeira e Tributária), com especialidade em Administração Tributária, pelo Instituto de Estudios Fiscales do Ministério de Hacienda da Espanha e pela UNED (Universidad Nacional de Educación a Distancia), por meio de convênio com o COMSEFAZ.

“A conclusão deste mestrado e a defesa do Trabalho de Fim de Mestrado representam não apenas uma conquista pessoal, mas um compromisso renovado com a inovação e o rigor técnico na gestão das contas públicas. O conhecimento adquirido será aplicado para fortalecer a responsabilidade fiscal e a transparência em Goiás, garantindo que o Estado continue sendo uma referência nacional”, afirma Ricardo Borges de Rezende.

A formação internacional reforça o compromisso do Governo de Goiás com uma gestão pública moderna, qualificada e baseada em conhecimento técnico de ponta, fortalecendo a atuação de gestores governamentais na melhoria da qualidade da informação e na sustentabilidade fiscal do Estado. “Tive a oportunidade de viver essa experiência acadêmica internacional e sei o quanto ela é transformadora. A conquista do Ricardo fortalece ainda mais o Tesouro Estadual, trazendo conhecimento de ponta para aprimorar a qualidade da informação contábil e a sustentabilidade fiscal de Goiás”, avalia o subsecretário do Tesouro Estadual, Wederson Xavier.

O ponto alto da trajetória acadêmica foi a defesa do Trabalho de Fim de Mestrado (TFM), realizada em 17 de setembro de 2025, em Madrid. A dissertação, intitulada “La Influencia de la Calidad de la Información Contable en la Sostenibilidad Fiscal de las Entidades Subnacionales Brasileñas” (A Influência da Qualidade da Informação Contábil na Sustentabilidade Fiscal das Entidades Subnacionais Brasileiras), trouxe insights relevantes sobre como a precisão e a qualidade dos dados contábeis impactam diretamente a capacidade de estados e municípios de manterem suas finanças equilibradas, destacando a evolução de Goiás entre 2019 e 2025, que passou da 19ª posição para o 1º lugar em rankings nacionais.

Durante sua estadia em Madrid, Ricardo também participou do Seminário sobre Tendências das Administrações Financeiras e suas Adaptações ao Novo Entorno, promovido pelo Instituto de Estudios Fiscales, aprofundando-se nas principais discussões globais sobre contabilidade e finanças públicas.

Data : 06/10/2025

Fonte : Assessoria de Comunicação do SindGESTOR -










SindGESTOR marca presença no XXI Encontro Nacional de Controle Interno

SindGESTOR marca presença no XXI Encontro Nacional de Controle Interno

 24/09/2025

 Assessoria de Comunicação do SindGESTOR

O presidente do SindGESTOR, Edmilson Moura, e a diretora sociocultural, Alessandra Scartezini, representaram a entidade na abertura do XXI Encontro Nacional de Controle Interno, realizada nesta quarta-feira (24/09), em Goiânia. O evento é promovido pelo Conselho Nacional de [...]