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Gestor governamental entrega sistema de gestão do Banco do Povo em menos de 90 dias

O Banco do Povo administra atualmente um ativo de mais de R$ 30 milhões - recursos que são aplicados essencialmente no financiamento a pequenos e microempreendedores, formais e informais, atendendo uma camada da população que não tem acesso ao crédito em bancos comerciais, incrementando a oferta de emprego e melhorando a renda desses cidadãos.

A unidade vinha enfrentando problemas recorrentes no sistema de gestão existente - que já comprometiam o trabalho e começavam a gerar problemas legais. Para resolver o problema e atender às demandas crescentes do programa era necessário um novo sistema, mais moderno e inovador, e que fosse desenvolvido rapidamente, dada a urgência para o alcance das metas e os grandes riscos envolvidos para preservação e controle do fundo.

"Entregamos em menos de 90 dias um sistema que, em condições normais, não levaríamos menos de 12 meses para colocar em operação. Além disso, o valor - já incluídos os custos com licenciamento da plataforma, ficou 46% abaixo do que seria necessário se fosse utilizado o contrato de desenvolvimento tradicional vigente da SED. Não poderíamos esperar um resultado melhor", comemora o gerente de Planejamento e Tecnologia da Informação (GEPTI) da Secretaria de Desenvolvimento (SED), gestor governamental de Tecnologia da Informação (TI) Bruno Póvoa Leal, responsável pelo novo sistema de gestão do Banco do Povo.

O novo sistema possibilitou ainda aumento da produtividade e resolução de questões pendentes há muito tempo, como o controle do arquivo do protocolo e a gestão de cursos para Micro e Pequenas Empresas. Em breve entrarão em operação o sistema de gestão de irrigação e o de planejamento e gestão da SED - denominado Planus. Além disso, a solução permitiu o desenvolvimento da versão mobile com a mesma produtividade das soluções web.

"Jamais conseguiríamos alcançar esses resultados se não tivéssemos olhado ‘fora da caixa’ e tido a coragem de investir em uma solução inovadora, mas com muita responsabilidade. As decisões foram sempre baseadas em critérios técnicos e objetivos, com a finalidade de fazer o melhor uso dos recursos públicos", pontua o gestor governamental.

O trabalho recebeu elogios do superintendente do Fundo de Financiamento do Banco do Povo, Danilo Viana Rabelo. “Com uma demanda de crédito crescente, existia um gargalo muito grande com o sistema, que não estava acompanhando as demandas do Governo de Goiás. Com a expertise do gestor governamental Bruno Póvoa Leal conseguimos uma solução rápida, segura e inovadora para implementar a nova plataforma digital”, disse. O gestor teve o apoio também do secretário Francisco Gonzaga Pontes, do superintendente Executivo Luiz Antonio Faustino Maronezi e do Superintendente de Finanças Nelson Henrique, que compraram a ideia e auxiliaram na desburocratização das decisões.

Data : 13/03/2018

Fonte : Comunicação SindGESTOR -





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