SindGESTOR - Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás

Ir para página inicial

Comunicação

Notícias

Gestor governamental representa Goiás e apresenta boas práticas de fiscalização ambiental em simpósio internacional

 

O gestor de finanças e controle, Marcelo Martines Sales, que atua na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), representou Goiás no I Simpósio Internacional de Fiscalização Ambiental, realizado em Brasília entre os dias 23 e 25 de setembro. O evento foi promovido pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime no Brasil (UNODC) e pelo Ibama, com apoio do governo da Noruega.

Na primeira edição do simpósio, especialistas e autoridades de diferentes países debateram avanços e desafios para fortalecer a fiscalização ambiental e aprimorar a resposta institucional frente aos crimes ambientais. O encontro reuniu cerca de 150 participantes, entre representantes da Rede Latino-Americana de Fiscalização e Cumprimento Ambiental (Lafica), servidores do Ibama e ICMBio, órgãos estaduais de meio ambiente, Polícias Militares Ambientais e convidados internacionais de mais de 15 países.

Goiás em destaque
O Estado de Goiás esteve presente por meio da equipe da Superintendência de Fiscalização e Controle Ambiental da Semad-GO, comandada pelo Gestor Governamental Marcelo Sales. Durante sua participação, ele apresentou casos de sucesso e as evoluções implementadas no estado na área de fiscalização, licenciamento e valorização do Cerrado em pé.

Sales destacou os resultados expressivos alcançados especialmente no combate ao desmatamento ilegal, por meio do monitoramento remoto com imagens de satélite. Essa tecnologia, aliada à política de parceria e compromisso com o setor produtivo, possibilitou redução de 71% no desmatamento do Cerrado em Goiás, segundo dados do Relatório Anual de Desmatamento do MapBiomas 2024.

“Um ponto importante é ressaltar que a política de combate ao desmatamento adotada em Goiás não se baseia somente em ações de comando e controle. As fiscalizações são importantes sim, e a Semad tem se desenvolvido muito nos aspectos tecnológicos referentes à fiscalização remota. Entretanto, o estado também adotou uma política de parceria institucional junto aos setores do agro, para juntos viabilizarem a redução do desmatamento, principalmente aquele realizado de forma ilegal”, afirma o gestor governamental.

Reconhecimento nacional
O trabalho da Semad-GO já havia sido reconhecido em âmbito nacional. Em junho de 2025, as ações de fiscalização ambiental foram premiadas em 1º lugar na categoria “Instituições Estaduais/Geral”, durante evento promovido pelo Ministério da Justiça. A iniciativa destacou a utilização da tecnologia de monitoramento por satélite da Rede Brasil Mais, que tem sido fundamental no combate aos ilícitos ambientais.

Desafios globais
O simpósio também reforçou a urgência da cooperação internacional frente à intensificação de crimes como desmatamento, pesca predatória, grilagem e tráfico de vida silvestre. Para os especialistas presentes, o uso de tecnologias inovadoras, a troca de boas práticas e o fortalecimento institucional são caminhos fundamentais para proteger a biodiversidade e cumprir as metas ambientais globais.

Data : 03/10/2025

Fonte : Assessoria de Comunicação do SindGESTOR -










SindGESTOR marca presença no XXI Encontro Nacional de Controle Interno

SindGESTOR marca presença no XXI Encontro Nacional de Controle Interno

 24/09/2025

 Assessoria de Comunicação do SindGESTOR

O presidente do SindGESTOR, Edmilson Moura, e a diretora sociocultural, Alessandra Scartezini, representaram a entidade na abertura do XXI Encontro Nacional de Controle Interno, realizada nesta quarta-feira (24/09), em Goiânia. O evento é promovido pelo Conselho Nacional de [...]