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Renovação da CNH em Goiás será feita em até 3 dias; trabalho tem gestor governamental à frente

A renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será disponibilizada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) em até 3 dias, ou 72 horas, a partir do mês de agosto. Atualmente, o prazo para entrega fica entre 15 e 20 dias para que o condutor tenha renovada a licença de direção.

A mudança está sendo implantada pelo Detran-O com o objetivo de digitalizar processos e reduzir o tempo de espera do usuário. A meta é que, para renovar a CNH, o cidadão não precise mais se dirigir a uma unidade do Vapt Vupt e realizar presencialmente todas as fases do processo.

"A partir de agosto ao se procurar um ponto de atendimento para renovação, primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, estes atendimentos estarão também na plataforma eletrônica, onde haverá interação não só do candidato, mas do médico, do psicológico e da Universidade Estadual na execução das provas teóricas e práticas de direção. A partir da finalização do atendimento que é totalmente eletrônico a sua carteira terá a sua emissão após a regularização do processo e pagamento das taxas”, explica o gerente de Tecnologia da Informação do Detran-GO, gestor governamental Gustavo Vieira Tomás.

O gerente destaca que alguns serviços já estão sendo disponibilizados de forma eletrônica, por exemplo, atendimento para despachantes. Gustavo Tomás disse que em até 14 horas uma documentação pode ser liberada. "Desde abril, nós começamos todo o serviço no atendimento de veículos para despachantes na modalidade eletrônica. Hoje, 100% dos serviços executados pelos despachantes em 26 municípios do estado já acontecem na plataforma eletrônica. Já conseguimos emitir documentos em torno de duas horas de Certificado de Registro de Veículo (CRV) ou de um novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), neste período os documentos estão sendo entregues ao destinatário”, informa.

Com a adesão aos serviços de forma eletrônica, o Detran-GO consegue economizar, reduzindo quantidade de impressões de papeis de processos, já que tudo será digitalizado. Até o fim do ano, autarquia vai disponibilizar por meio de aplicativo e pelo site do Detran outros 35 novos serviços, com objetivo de dar praticidade no atendimento ao cidadãos.

As novidades são parte do projeto de gestão que vem sendo implementado desde o ano passado e integram as comemorações dos 37 anos da autarquia. Serão disponibilizados também a solicitação do cartão do idoso e PNE online; abertura de processo de recurso de multa 100% digital; alteração de endereço; inclusão de comunicado de venda; entre outros.

Atualmente, já funcionam vários serviços disponíveis pela web, como a consulta de pontuação, dívida e multas; solicitação de segunda via de CNH; solicitação de CNH provisória; acompanhamento processual e acompanhamento de veículos; solicitação de reteste (de prova de legislação e prática); agendamento de exame teórico; pré-cadastro para primeira habilitação; estatísticas emissão de boletos; e agendamento de atendimento no Padrão Vapt Vupt do Detran.

Fonte: A Redação (com edição do SindGESTOR)

Data : 21/07/2017






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