SindGESTOR - Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás

Ir para página inicial

Comunicação

Notícias

Servidora da Secima, gestora governamental é a primeira doutora com deficiência auditiva da UFG

Gestora pública da Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraesrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), Elcilene de Melo Borges, de 45 anos, tornou-se a primeira doutora deficiente auditiva da história da Universidade Federal de Goiás (UFG). A defesa aconteceu no dia 26 de junho, no Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de de Estudos Socio-Ambientais (PPGeo/Iesa) .

Elcileni Borges atua na Superintendência Executiva de Assuntos Metropolitanos da secretaria e a apresentação do seu trabalho contemplou os resultados de uma ampla investigação feita em sete municípios da Região Metropolitana de Goiânia (RMG) a respeito da expansão do mercado imobiliário encadeada pela implantação de políticas públicas como o Crédito Solidário, Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Minha Casa Minha Vida e Cheque Moradia (este último, estadual). Com o título “Habitação e Metrópole: transformações recentes na dinâmica urbana de Goiânia”, a tese teve como objetivos mapear a produção habitacional da RMG e identificar os impactos na reconfiguração urbana da metrópole goianiense entre 2005 e 2016.

“Acredito o material, os dados obtidos nesse trabalho possa contribuir de alguma forma para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiânia (PDI RMG)”, disse. O PDI RMG está sendo coordenado pela Secima juntamente com a UFG.

A pesquisadora expôs os resultados de sua investigação e foi avaliada pelos professores Tadeu Arrais e Manuel Ferreira, do Iesa, Aristides Moysés, da PUC-GO – que também atuou como co-orientador –, Lucía Zanin, da USP, e Eduarda Pires, da Universidade de Lisboa. A comunicação entre professores e a aluna foi feita por meio de plataformas multimídia. Tais ferramentas possibilitaram tanto a participação das professoras Lucia, em São Paulo, e Eduarda, em Portugal, como a compreensão de Elcileni.

Elcilene declarou gratidão aos colegas, profissionais e professores que contribuíram para o desenvolvimento do seu trabalho. “Foi um sonho realizado”, disse.

Perfil
Elcileni é economista e gestora governamental do Estado de Goiás. Possui uma vasta experiência em estudos urbanos e habitacionais, sendo integrante da equipe goiana do Observatório das Metrópoles. Nasceu na cidade de São Luiz de Montes Belos, no interior de Goiás, e iniciou seus estudos em uma escola pública na zona rural. Aos 27 anos descobriu um tumor no nervo auditivo e foi submetida à cirurgia, o que a deixou com deficiência auditiva bilateral. Ela é a segunda pessoa surda a se formar na pós-graduação da UFG.

Fonte: Comunicação Secima com informações da Ascom/UFG

Data : 09/07/2017






Gestor governamental defende tese de doutorado

Gestor governamental defende tese de doutorado

 09/08/2017

Reforçando o perfil de excelência e alta qualificação dos gestores govermanentais de Goiás, o gestor jurídico Vinicius Wagner defendeu, na última terça-feira (8/8), sua tese de doutorado na Pontifícia Universidade Católica de [...]