SindGESTOR - Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás

Ir para página inicial

Comunicação

Notícias

Tecnologia a favor do trânsito e dos condutores | Por Gustavo Vieira Tomás

Goiás foi destaque nacional ao ser o primeiro estado brasileiro a implantar a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), sendo esse apenas um dos diversos serviços inovadores realizados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) ao longo desses últimos quatro anos. A Gerência de Tecnologia da Informação do Detran buscou e construiu com êxito ferramentas para facilitar para o cidadão a resolução de problemas, atualizações de dados e busca de informações. Uma importante, dinâmica e eficaz forma de atualizar e rememorar o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, foi a implantação do aplicativo mobile.

Os goianos têm utilizado as redes sociais como canal primário para realizações das primeiras interações com o Detran. Para facilitar ainda mais, a Gerência de Tecnologia da Informação construiu a integração dos sistemas da autarquia com vários outros do estado. Para isso, foi necessária a implantação de novas tecnologias e soluções para armazenamento de dados. 

Além disso, em vários acessos a serviços e procedimentos, a identificação passou a ser biométrica, dando mais transparência e segurança para candidatos/condutores e para população. Tudo isso disponibilizado em tempo real para os gestores, o que facilita o acompanhamento e aprimoramento de todos os serviços oferecidos. 

Também foi criado o aplicativo Detran GO ON, que reúne todas as informações relevantes, os principais serviços disponibilizados pelo Detran, sendo que os usuários têm tudo isso na palma da mão, com um só clique em seu smartphone. Mas atenção: não vá utilizar o celular enquanto dirige!

Entre as inovações, também podemos destacar, com mais detalhes, o Detran Safe, o segundo maior data center modular do estado. Instalado na própria sede do Detran, integrado ao data center da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan), o maior do estado, permitindo a replicação de dados e a alta disponibilidade dos serviços ofertados, garantindo assim que os sistemas e serviços disponibilizados ao cidadão e aos parceiros credenciados possam estar disponíveis 24 horas por dia, de maneira ininterrupta, com total segurança no processamento e armazenado dos dados e informações.

O App Detran GO ON é um aplicativo para smartphones que permite que os condutores e proprietários de veículos tenham acesso a consultas, serviços, e sejam notificados sobre os principais serviços e vencimentos geridos pela entidade. O aplicativo oferece ao cidadão mais de dez serviços, e mais dez novas utilidades serão disponibilizadas em breve. 

Também foi lançado pelo Detran o App Detran GO Play. Dinamismo e interatividade foram alcançados com o Detran GO Play, um jogo em realidade aumentada (AR) com perguntas e respostas para situações corriqueiras do dia a dia, onde o jogador deve dizer qual infração foi cometida para as situações apresentadas. Ele tem também a oportunidade de lidar com diversas situações de forma segura e consciente. O jogo permanece em evolução para permitir novas situações e cenários do trânsito goiano.

Podemos citar ainda a facilidade com o Telegram, com uso de bot através das redes sociais, no qual é possível realizar consultas sobre CNH e veículos, e emitir boletos para quitação de débitos.

A integração através do portal de serviços, que reúne várias informações que são disponibilizadas para o governo do estado e para a população, torna possível o compartilhamento de informações com vários órgãos e entidades, como Secretaria da Fazenda, Agência Goiana de Transporte e Obras, Ministério Público, Secretaria de Segurança Pública, Controladoria-Geral do Estado, Superintendência Municipal de Trânsito, Universidade Estadual de Goiás, dentre outros.

Com a implantação dos Processos Eletrônicos, os atendimentos de CNH e veículos para despachantes são 100% eletrônicos, com segurança, por meio de assinatura digital, e agilidade na tramitação.

Biometria e Telemetria modernizaram e deram mais transparência às aulas teóricas e de prática de direção, que agora são 100% monitoradas, com imagens, reconhecimento biométrico ou facial e georreferenciamento. Os processos de realização dos exames médicos e psicológicos também evoluíram e são baixados com uso de biometria do médico e do candidato.

As vistorias de veículos passaram a ter monitoramento através de filmagens e imagens. O alcance é de 100% das realizadas no estado.

O Acesso Logado do site do Detran fez com que a entidade passasse a ofertar consultas e serviços com a utilização exclusiva de autenticação por CPF e senha, no qual o cidadão não precisa ter em mãos o número do registro de sua CNH, da placa, do renavam, do chassi do veículo, ou do processo para realizar consultas referentes ao seu CPF.

Por meio das melhorias implantadas foi possível agilizar o atendimento e as respostas ao cidadão. Os números mostram que nas 206 unidades de atendimento, são realizados diariamente 30 mil atendimentos presenciais; emitidos mensalmente 60 mil CNHs, 300 mil CRV/CRLVs; emitidos diariamente 30 mil boletos de arrecadação e 40 mil notificações. São ainda 2,5 mil estações de trabalho em rede para realização do atendimento presencial. Os acessos ao site chegam a 2,5 milhões por mês e os usuários do portal de serviços, a 45 mil.

Tudo isso é apresentado em tempo real, através de ferramental de Business Intelligence (BI) aos gestores para uma melhoria contínua. Pela política de transparência da entidade, todos esses números estão disponíveis no painel de indicadores e só são possíveis de serem levantados graças ao esforço de uma equipe técnica altamente qualificada, mostrando aqui que o investimento não foi apenas em hardware e software, mas também em pessoas. 

Atualmente, a equipe de Tecnologia da Informação do Detran é composta por aproximadamente 90 colaboradores, todos engajados na melhoria contínua dos serviços entregues ao cidadão, que está cada vez mais exigente e antenado com a tecnologia. 

Por fim, levando em consideração os aspectos tecnológicos, entendemos que progredir e inovar está diretamente relacionado com Tecnologia da Informação, que por sua vez deve ser a base para apoiar o estado na gestão, tomada de decisões e desburocratização dos processos, garantindo assim o aumento contínuo da qualidade dos serviços públicos prestados à população. E essa gestão de tecnologia da informação deve ser feita pelo Gestor de TI, que é uma carreira qualificada e criada para isso no estado de Goiás.

 

Gustavo Vieira Tomás é gestor público e gerente de Tecnologia da Informação do Detran-GO.

 

Data : 22/10/2018



ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA VIRTUAL (AGE-V) 18/3/24

 15/03/2024

A Diretoria Executiva do Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás– SindGestor, nos termos dos artigos 13 a 15 de seu estatuto social, convoca os (as) filiados (as) em dia com seus deveres estatutários para a ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA VIRTUAL (AGE-V) [...]





EDITAL DE CONVOCAÇÃO Assembleia Geral Ordinária Virtual

 12/02/2024

EDITAL DE CONVOCAÇÃO A Diretoria Executiva-DIREX do Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás - SindGESTOR, com base no art. 14 do Estatuto Social resolve, por maioria dos seus membros, conjuntamente com a Comissão Eleitoral-COMEL, constituída com base no [...]



CONVOCAÇÃO Assembleia Geral Extraordinária 18/12/23 

 16/11/2023

EDITAL DE CONVOCAÇÃO  Assembleia-Geral Extraordinária A Diretoria Executiva do Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás - SindGESTOR, com base no Art. 13, Inciso III do Estatuto Social, convoca os associados do Sindicato, em pleno gozo dos seus direitos [...]


SindGESTOR realiza II Congresso Brasileiro de Gestão Governamental

SindGESTOR realiza II Congresso Brasileiro de Gestão Governamental

 31/10/2023

Evento reúne, nos dias 7 e 8 de novembro, destaques da gestão pública do país para debater temas como inclusão e desenvolvimento social; gestão estratégica de pessoas; transformação e inovação; governança das políticas públicas; sistemas de integridade na gestão pública; e sistema tributário nacional. Sead e CGE são parceiras


Assembleia-Geral Ordinária -- 30/11/23

 31/10/2023

EDITAL DE CONVOCAÇÃO   Assembleia-Geral Ordinária   A Diretoria Executiva do Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás - SindGESTOR, com base no Art. 13, Inciso III do Estatuto Social, convoca os associados do Sindicato, em pleno [...]


Resolução n° 001-2023/CONSET - SindGESTOR

 03/10/2023

 /

Constituir a Comissão Eleitoral-COMEL para conduzir os trabalhos relativos ao processo eleitoral para a escolha da Diretoria Executiva-DIREX e dos membros do Conselho Fiscal-CONSFI e do Conselho de Ética-CONSET, para a Gestão 2024 a 2027


Assembleia-Geral Ordinária

 29/09/2023

EDITAL DE CONVOCAÇÃO   Assembleia-Geral Ordinária   A Diretoria Executiva do Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás - SindGESTOR, com base no Art. 13, Inciso III do Estatuto Social, convoca os associados do Sindicato, em pleno gozo [...]