Com participação direta do gestor Ricardo Rezende, Balanço Cidadão de Goiás é lançado
O gestor governamental Ricardo Rezende participou diretamente de uma ação inédita do governo de Goiás: a criação do Balanço Cidadão do Estado de Goiás. A ferramenta tem como finalidade disponibilizar à sociedade informações sobre os recursos recebidos e aplicados pelo estado.
Por meio da Secretaria da Economia, foi feita a primeira apresentação, no auditório do Complexo Fazendário, referente ao ano de 2022. Ricardo Borges é gestor de Finanças e Controle e é superintendente Contábil da Secretaria da Economia.
Conforme divulgado pela Secretaria da Economia e repercutido na imprensa, o documento contém as principais entregas e realizações do governo de Goiás ao longo de 2022. Com base nos dados do exercício de 2021, Goiás foi reconhecido pela Secretaria do Tesouro Nacional, em seu ranking de qualidade, com a Nota "A" (96,4%) em relação às informações contábeis e fiscais validadas.
“O Estado de Goiás sempre buscou tornar a gestão pública mais transparente, divulgando suas informações no Portal Transparência Goiás. No entanto, sentíamos a necessidade de que isso fosse feito de uma forma ainda mais acessível à população. Esse trabalho tem a intenção de trazer todos os dados em uma linguagem simples e fácil de entender, para que mesmo aqueles que não têm conhecimento em conceitos contábeis possam acompanhar as publicações”, afirmou o superintendente Central de Contabilidade e Contador-Geral do Estado, Ricardo Rezende.
Colaboraram também para a produção do Balanço Cidadão uma equipe de pesquisadoras da Universidade de Brasília (UnB), Profa. Dra. Diana Vaz de Lima, Profa. Dra. Rafiza Luziani Varão Ribeiro Carvalho e a acadêmica Karina Evangelista Cruz.
As informações demonstradas constam no Balanço Geral do Estado e nos Relatórios da Controladoria Geral do Estado que foram encaminhados ao TCE-GO na prestação de contas anual do governador, referentes ao ano de 2022. "É importante ressaltar que o material foi elaborado com base na prestação de contas entregue e aprovada sem ressalvas pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Portanto, estamos disponibilizando à população um Balanço Cidadão com linguagem acessível e validado pelo TCE", acrescentou Ricardo Rezende.
Gestor de Planejamento e Orçamento e, atualmente, no cargo de secretário estadual de Desenvolvimento Social, Wellington Matos também participou da solenidade de lançamento, no Complexo Fazendário.