SindGESTOR - Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás

Ir para página inicial

Comunicação

Notícias

Ciclo de Palestras de 2018 finaliza com abordagem do Mundo Vuca


Na terceira etapa do Ciclo de Palestras do Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás (SindGESTOR), realizada na quarta-feira, 21, a palestra foi proferida pelo diretor-executivo da Fundação Brasil Meu Amor e sócio da Kaiser Associates, Antônio Nápole. Ele falou aos gestores governamentais sobre o conceito Vuca (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo, sigla em inglês), o relacionando com o momento atual e as grandes transformações, principalmente no contexto do setor público. 

 

Para explicar o atual momento e orientar os gestores quanto à superação dos constante desafios, principalmente os de curto prazo — com a transição dos governos federal e estadual neste fim de ano — ele abordou a necessidade de conexão com a nossa herança cultural e também da reconstrução da história do país. “Ser servidor público é cuidar de gente. E para isso é necessário entender a complexidade do ser humano”, observou ele.

 

Nápole frisou que um dos constantes erros praticados por “quem é responsável por cuidar, às vezes, de até milhões de vidas — o servidor público —”  é achar que o estudo do passado, bem como a forma como ele pode interferir na vida do ser humano, não seja relevante. “No Brasil, a gente reinventa a roda todos os dias por causa disso, porque a gente não volta para ver os erros do passado. Muda governo, reinventa. Muda governo, reinventa…”, ressaltou ele. 

 

O palestrante abordou ainda problemas rotineiros e que sempre se repetem nas administrações no Brasil, e a importância do servidor público na resolução desses erros cometidos. “Quem vai resolver somos nós. Por isso a abordagem segue nesse caminho, porque o que vem sendo destruído é essa conexão com a nossa herança, e o nosso inconsciente não perdoa a nossa traição com as nossas origens”.

 

Presidente do SindGESTOR, Eduardo Aires fez a abertura do evento, que foi realizado no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Goiânia. Em sua fala, ele ressaltou a necessidade de os servidores públicos, em especial os gestores governamentais, se adaptarem e se renovarem constantemente para vencer as instabilidades e a flexibilização do serviço público diante das transformações no modo de gerir, para promover o crescimento econômico, social e do bem-estar da sociedade como um todo.

 

O tema da palestra foi Mundo Vuca e Cenários Prospectivos. Nápole tem acumulado em sua carreira mais de 600 projetos nas mais diversas áreas, entre elas energia, mídia, saúde, educação e tecnologia. Ele é especialista em construção de cenários de longo prazo e em planejamento para empresas e entidades brasileiras.

 

 

Data : 22/11/2018











O Popular destaca carreira dos Gestores Governamentais

O Popular destaca carreira dos Gestores Governamentais

 16/10/2018

Matéria publicada pelo jornal O Popular deste domingo, 14/10, fala sobre a carreira dos Gestores Governamentais e de como ela contribui para melhoria e eficiência da gestão pública. O texto diz que o Gestor Governamental é o servidor responsável pelo [...]




Gestor representa Goiás no V Fórum de Processos, em MS

Gestor representa Goiás no V Fórum de Processos, em MS

 13/09/2018

 Comunicação SindGESTOR

O gestor governamental de Tecnologia da Informação Marcelo de Jesus Lima representou Goiás no V Fórum de Processos de Mato Grosso Sul (MS), realizado em Campo Grande no último dia 11. O Fórum é um evento para dialogar sobre gestão e [...]


I Ciclo de Palestras é destaque na coluna Giro

I Ciclo de Palestras é destaque na coluna Giro

 11/09/2018

 Comunicação SindGESTOR

O primeiro encontro do Ciclo de Palestras em Gestão Pública, que será realizado nesta quarta-feira (12/9), a partir das 8h, no Senac Cora Coralina, foi destaque na coluna Giro, do Jornal O Popular, desta terça-feira (11). O evento tem o objetivo de contribuir [...]


SindGESTOR lança campanha com foco nas eleições

SindGESTOR lança campanha com foco nas eleições

 24/08/2018

 Comunicação SindGESTOR

Ciente da importância do processo eleitoral e seu impacto na sociedade, o SindGESTOR deu início, nesta semana, a uma campanha em favor da qualidade das discussões dos grupos políticos em nosso Estado. Acreditamos que quando o cidadão é o foco do [...]