SindGESTOR - Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás

Ir para página inicial

Comunicação

Notícias

Gestora de TI, Patrícia Vieira publica artigo na revista de administração pública mais importante do país

A gestora de Tecnologia da Informação Patrícia Vieira e sua orientadora, doutora Daiana Pimenta, em conjunto com as professoras doutora Alethéia Cruz e doutora Eliane Souza, do Mestrado Profissional de Administração Pública da Universidade Federal de Goiás (UFG), publicaram artigo que comprova que a implantação da Nota Fiscal eletrônica (NF-e) impactou positivamente no aumento da arrecadação do estado de Goiás. Ela concluiu seu mestrado em 2016.

O artigo foi publicado na Revista de Administração Púbica (RAP), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que é a revista mais importante do país sobre administração pública (Qualis Capes A2) e também está entre as cinco melhores do país na área de administração de forma geral.

O objetivo do artigo, segundo a autora, foi verificar se a implantação do programa de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) gerou como consequência algum incremento na arrecadação do estado de Goiás. Para tanto, utilizaram-se testes de médias e estimação de regressões “difference-in-differences”. 

Patrícia observa que os resultados indicaram que a média de arrecadação no estado de Goiás é estatisticamente superior no período posterior à implantação da NF-e, e que o aumento da arrecadação das empresas obrigadas a emitir NF-e foi maior do que o daquelas que não são obrigadas.

“Assim, apesar do foco da NF-e não ser o aumento da arrecadação, pode-se observar que a institucionalização de um programa para padronização e compartilhamento dos documentos fiscais incluiu melhorias nos processos de fiscalização da administração tributária, aumentando a arrecadação do estado por meio da redução da inadimplência”, diz Patrícia.

 

Leia neste link o artigo completo.

 

Data : 17/04/2019