SindGESTOR - Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás

Ir para página inicial

Comunicação

Notícias

Gestores governamentais têm trabalhos aprovados no maior evento científico do país na área de administração

Os gestores Caio Amaral (Tecnologia da Informação) e Jairo Taufick (Finanças e Controle) tiveram trabalhos selecionados e aprovados no Encontro 2020 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnAnpad), o segundo maior evento científico mundial na área de administração e o maior do país, realizado neste ano de forma on-line, de 14 a 16 de outubro.

O evento reuniu 12 palestrantes internacionais e contou com 1.885 trabalhos inscritos. Os trabalhos dos gestores goianos foram na área de administração pública. Caio apresentou o tema “Proposta de Agenda Setting: Análise de Indicadores Socioeconômicos e Criminalidade na Região do Entorno do Distrito Federal” e Taufick, o “Fatores Determinantes da Eficiência no Processo de Compras Públicas”. Os dois gestores são doutorandos.

A Anpad, realizadora do encontro, desenvolve um trabalho na promoção do ensino, da pesquisa e na produção de conhecimento dentro do campo das ciências administrativas, contábeis e afins no Brasil, e é internacionalmente reconhecida pela comunidade acadêmica.

“Ter um trabalho aprovado em um evento como esse, que incentiva a inovação na gestão pública, nos dá uma satisfação enorme, pois comprova o comprometimento que nós, gestores governamentais, temos com a busca por soluções que melhoram a rotina administrativa e a prestação de serviços públicos”, diz Caio.

O trabalho apresentado por ele analisa indicadores socioeconômicos para propor um “agenda setting” técnico, apontando as áreas que devem ser alvo de políticas públicas de forma fundamentada, e “não baseando-se apenas no capital político a se ganhar com determinada ação governamental”.

Já Taufik ressalta a necessidade e a importância de se modernizar alguns procedimentos no setor público. “Ter um trabalho aprovado, apresentado e publicado em um evento da envergadura, ressalta a importância das atividades modernamente desenvolvidas em benefício da gestão pública. O tema compras governamentais ganha, a cada dia, mais relevância em cenários de austeridade econômica e de incremento de eficiência nos procedimentos da administração pública”, observa ele.

O EnAnpad foi organizado em 11 divisões acadêmicas, com temas de interesse da área de administração e afins, para estimular o debate aprofundado e a interação entre os participantes da comunidade científica no tema, com a apresentação de trabalhos científicos, a exemplo dos de Caio e Taufick.

Data : 15/10/2020