Gestores governamentais têm trabalhos aprovados no maior evento científico do país na área de administração
Os gestores Caio Amaral (Tecnologia da Informação) e Jairo Taufick (Finanças e Controle) tiveram trabalhos selecionados e aprovados no Encontro 2020 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnAnpad), o segundo maior evento científico mundial na área de administração e o maior do país, realizado neste ano de forma on-line, de 14 a 16 de outubro.
O evento reuniu 12 palestrantes internacionais e contou com 1.885 trabalhos inscritos. Os trabalhos dos gestores goianos foram na área de administração pública. Caio apresentou o tema “Proposta de Agenda Setting: Análise de Indicadores Socioeconômicos e Criminalidade na Região do Entorno do Distrito Federal” e Taufick, o “Fatores Determinantes da Eficiência no Processo de Compras Públicas”. Os dois gestores são doutorandos.
A Anpad, realizadora do encontro, desenvolve um trabalho na promoção do ensino, da pesquisa e na produção de conhecimento dentro do campo das ciências administrativas, contábeis e afins no Brasil, e é internacionalmente reconhecida pela comunidade acadêmica.
“Ter um trabalho aprovado em um evento como esse, que incentiva a inovação na gestão pública, nos dá uma satisfação enorme, pois comprova o comprometimento que nós, gestores governamentais, temos com a busca por soluções que melhoram a rotina administrativa e a prestação de serviços públicos”, diz Caio.
O trabalho apresentado por ele analisa indicadores socioeconômicos para propor um “agenda setting” técnico, apontando as áreas que devem ser alvo de políticas públicas de forma fundamentada, e “não baseando-se apenas no capital político a se ganhar com determinada ação governamental”.
Já Taufik ressalta a necessidade e a importância de se modernizar alguns procedimentos no setor público. “Ter um trabalho aprovado, apresentado e publicado em um evento da envergadura, ressalta a importância das atividades modernamente desenvolvidas em benefício da gestão pública. O tema compras governamentais ganha, a cada dia, mais relevância em cenários de austeridade econômica e de incremento de eficiência nos procedimentos da administração pública”, observa ele.
O EnAnpad foi organizado em 11 divisões acadêmicas, com temas de interesse da área de administração e afins, para estimular o debate aprofundado e a interação entre os participantes da comunidade científica no tema, com a apresentação de trabalhos científicos, a exemplo dos de Caio e Taufick.