SindGESTOR - Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás

Ir para página inicial

Comunicação

Notícias

Programa coordenado por gestora governamental oferece cursos gratuitos de inclusão digital para pessoas com mais de 60 anos



O Programa Cidadão Tech está com inscrições abertas para pessoas com mais de 60 anos em situação de vulnerabilidade social. Coordenado pela gestora governamental Vânia Bareicha, a iniciativa visa promover a inclusão digital em Goiás, oferecendo cursos gratuitos para o uso seguro da internet, aplicativos de celular e computadores.

De acordo com a gestora, a transformação digital é uma das grandes prioridades do Governo do Estado. “Atualmente, Goiás lidera o Brasil na oferta de serviços digitais. Portanto, é essencial que implementemos políticas públicas de inclusão digital que orientem a população sobre o uso seguro e consciente das tecnologias digitais”, explica Vânia, que é superintendente de Transformação Digital da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

O programa foi criado para reduzir a exclusão digital entre os segmentos mais vulneráveis da sociedade e promover o uso consciente, sustentável e seguro das tecnologias. “Diversas pesquisas mostram que a faixa etária com maior crescimento em acessos à internet é a dos idosos. Portanto, é fundamental oferecer educação digital a esse público”, afirma Vânia.

Os cursos serão oferecidos nas cidades de Goiânia, Catalão, Mineiros, Santo Antônio do Descoberto e Senador Canedo, onde as primeiras turmas foram concluídas em agosto. As inscrições para as novas turmas estão abertas e podem ser feitas até o dia 30 de agosto em qualquer unidade dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos municípios participantes ou clicando aqui.

A meta para 2024 é capacitar pelo menos 300 idosos nas cinco cidades envolvidas. Além disso, há planos para expandir a iniciativa para outros municípios no próximo ano. “Estamos lidando com um público vulnerável a crimes cibernéticos. A falta de conhecimento sobre tecnologias digitais e o isolamento social contribuem para essa vulnerabilidade. Por isso, queremos ampliar o alcance do programa para proteger e empoderar ainda mais pessoas”, ressalta Vânia Bareicha.

 

 

 

 

 

 

 

Data : 27/08/2024

Fonte : Assessoria de Comunicação do SindGESTOR -
















Nota de pesar pelo falecimento de Terleni Freitas Bonfim

Nota de pesar pelo falecimento de Terleni Freitas Bonfim

 01/02/2025

 Assessoria de Comunicação do SindGESTOR

A Diretoria do SindGESTOR manifesta profundo pesar pelo falecimento de Terleni Freitas Bonfim, mãe da gestora jurídica Angeline de Freitas Bonfim. Neste momento tão difícil, a entidade se solidariza com os familiares e amigos, desejando força e serenidade [...]