Gestores Governamentais de Goiás

Nossa diretoria terá a honra de comemorar, em nossa gestão, o aniversário de 20 anos da carreira dos gestores governamentais de Goiás, fazendo justiça ao legado escrito durante uma história repleta de grandes lutas, grandes líderes e grandes feitos.

Ainda hoje quando revisito o início de nossa trajetória, lembro-me que durante o nosso curso de formação  a sala do gestor jurídico ficava ao lado da sala do gestor de recursos naturais. Durante o intervalo das aulas causávamos um pitoresco contraste visual entre ternos utilizados pelos primeiros e as bermudas utilizadas pelos últimos.

Quando ingressamos efetivamente na atividade pública, nos deparamos com um evidente desconhecimento sobre o papel que desempenharíamos. Muitos órgãos não sabiam se éramos aquele que vestia gravata ou o que trajava tênis.

Mas nada disso importava porque nós nos faríamos reconhecer como gestor governamental, um cargo imbuído da destacada responsabilidade de exercer atividades de elevada complexibilidade demandadas pela população goiana. E com a missão de profissionalizar o serviço público, ao preparar o estado de Goiás para seu crescente protagonismo.

Quase duas décadas se passaram e, novamente, o papel do gestor governamental, assim como  de todo o funcionalismo público, é novamente questionado. As rápidas mudanças técnicas, tecnológicas e comportamentais experimentadas pela sociedade brasileira, associada ao recente descredito sofrido por nossas instituições, têm abalado a confiança da opinião pública em nossos valores e em nossas competências.

Trata-se de um momento delicado, no qual os ataques aos direitos são constantes e os possíveis impactos nas carreiras e estruturas de estado ameaçam os avanços que com grande esforço conquistamos.

Todavia, mesmo diante de um cenário tão desfavorável, nosso desafio é ainda maior: precisamos fundamentalmente ressignificar a identidade do gestor governamental, e preparar nossa carreira para proativamente exercer a liderança capaz de superar as dificuldades vindouras, além de conduzir novamente a máquina pública ao papel que o futuro lhe exige.

Hugo Leonardo Godinho
Presidente do SindGESTOR