Democratização do acesso a serviços públicos com o Goiás Digital teve participação de gestores
O governo de Goiás lançou, nesta segunda-feira, 23, a plataforma Goiás Digital, disponível no endereço www.go.gov.br, com mais de 50 serviços de órgãos estaduais que serão oferecidos digitalmente. A estruturação do portal e o desenvolvimento da plataforma que vai centralizar esses serviços e permitir a integração de multicanais de atendimento na perspectiva de estado único para o cidadão foram feitos pelas equipes de Gestores de Tecnologia da Informação (GTIs) da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e da Secretaria de Administração (Sead).
O objetivo, segundo o governo, é promover a modernização e democratizar o acesso do cidadão aos serviços públicos, principalmente neste momento de pandemia causada pelo novo coronavírus, em que as pessoas devem evitar sair de casa. Esse sistema, desenvolvido por gestores de TI do governo de Goiás, simplifica e digitaliza os serviços públicos, além de seguir também orientações sobre Governo Digital de órgãos como a Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ou Económico (OCDE).
“O mundo passa por grandes transformações e nós, gestores de TI, estaremos sempre prontos para enfrentar os desafios que esse novo mundo nos apresentar”, garante o gestor de TI e gerente do projeto Goiás Digital, Paulo Marcos.
“O Goiás Digital está disponível para computador, celular ou tablet, pois o portal desenvolvido é responsivo e funciona em todos”, explica o gestor de TI e gerente de Governo Eletrônico, Fabiano Bueno, ao ressaltar que o atendimento digital não excluirá o presencial. “Mas é um passo fundamental no processo de transformação digital que vem ocorrendo mundialmente, pelo qual o cidadão conseguirá se servir dos recursos na palma da mão, a qualquer hora que precisar.”
Para centralizar todos os serviços do estado ao cidadão, o portal Goiás Digital é estruturado em dois pilares: Carta de Serviços ao Cidadão — demandada pela lei federal 13.460/17 e que apresenta todos os serviços prestados ao cidadão, com todas as informações necessárias para o entendimento, com etapas e detalhamento de procedimentos, entre outras informações; e Integração de Serviços — canal único, que usa autenticação do login único do governo federal, e permite acesso facilitado a todos os serviços do estado de forma digital, à medida em que eles forem simplificados, transformados e digitalizados. Para isso, o Goiás Digital terá a participação de todas as TIs setoriais para o desenvolvimento dos serviços com na integração e, principalmente, o foco no cidadão.
Integração com o governo federal
Com o Goiás Digital, a população de Goiás terá também acesso ao portal do governo federal, já que, em setembro do ano passado, o governo de Goiás aderiu à Rede Gov.br, que disponibiliza serviços da União digitalmente.
Por meio do www.go.gov.br, o cidadão poderá acessar serviços públicos (federal e estadual), e, com um único usuário e senha terá à disposição todos os serviços integrados com a plataforma. O sistema oferece um nível de segurança compatível com o grau de exigência, natureza e criticidade dos dados e das informações pertinentes ao serviço público solicitado.
Outros serviços
No portal também estarão disponibilizados informações e o passo a passo para a realização dos serviços públicos que ainda não são possíveis de ser realizados remotamente, tais como documentação necessária, onde, como solicitar, valor de taxas (quando preciso), entre outras. O leque de serviços ofertados pelo estado foi mapeado por meio da Carta de Serviços que, além de organizar todos os procedimentos, agiliza o atendimento presencial e evita idas e vindas do cidadão.
Mais inovação
Os gestores governamentais da Sead coordenam o processo de transformação da gestão, por meio da realização de oficinas às quais já proporcionaram o levantamento de mais de 600 serviços, que já passam por um processo fundamental de transformação com vistas à simplificação, desburocratização e preparação para a digitalização.
Incialmente, o portal conta com 90 serviços digitalizados, dentre os mais de 600 inventariados. A proposta das equipes é evoluir na transformação, apoiados por todos os órgãos estaduais, por meio das áreas de negócios e setoriais de tecnologia. Desses serviços, 20 já são totalmente digitais.