SindGESTOR - Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás

Ir para página inicial

Comunicação

Notícias

Gestor governamental conclui mestrado internacional com estudo sobre regras fiscais para estados brasileiros



O gestor governamental Wederson Xavier de Oliveira concluiu seu Mestrado Internacional em Hacienda Pública y Administración Financiera y Tributaria na Espanha. O curso, cujo nome oficial é mantido em espanhol por ser o título original do programa, é voltado para a capacitação de gestores públicos nas áreas de finanças e tributação. Ele inclui módulos teóricos e práticos, além de um trabalho final aplicado à realidade de cada aluno.

Entre os dias 16 e 27 de setembro de 2024, Wederson participou do encontro presencial em Madrid, onde defendeu seu trabalho intitulado "Reglas fiscales y ciclos económicos en entes subnacionales: análisis del caso brasileño" (Regras fiscais e ciclos econômicos em entes subnacionais: análise do caso brasileiro).

O estudo investigou o desenho de regras fiscais para entes subnacionais e avaliou a eficácia da regra de gastos do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) na contenção do crescimento da despesa primária nos estados que a ele aderiram. Utilizando o Método do Controle Sintético para comparar cenários reais e contrafactuais, o trabalho mostrou que, enquanto estados como Goiás e Rio Grande do Sul conseguiram conter seus gastos primários — que teriam sido mais de 10% superiores anualmente nos cenários contrafactuais — a regra de gastos foi ineficaz no Rio de Janeiro.

"Foi uma experiência enriquecedora, que ampliou significativamente meus conhecimentos em gestão orçamentária, financeira e contábil, com ênfase em práticas internacionais. Esse aprendizado é extremamente relevante para o desempenho de minhas funções, permitindo uma visão mais estratégica e global da administração pública. Além disso, o programa possibilitou a construção de uma valiosa rede de contatos, composta por servidores públicos de diferentes países da América Latina", destacou Wederson Xavier.

Formação e carreira
Gestor de Tecnologia da Informação, Wederson também é mestre em Economia Aplicada e bacharel em Ciências Econômicas e em Ciência da Computação. Como economista, possui experiência na área de finanças, incluindo finanças públicas. Foi gerente de Programação Financeira, assessor de Monitoramento Fiscal e Planejamento Financeiro, além de superintendente financeiro na Secretaria de Estado da Economia de Goiás. Atualmente, exerce o cargo de subsecretário do Tesouro Estadual, na mesma secretaria.



Data : 09/10/2024

Fonte : Assessoria de Comunicação do SindGESTOR -




Nota de pesar pelo falecimento de Alzira Simão de Jesus

Nota de pesar pelo falecimento de Alzira Simão de Jesus

 08/10/2024

 Assessoria de Comunicação do SindGESTOR

A Diretoria do SindGESTOR manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Alzira Simão de Jesus, mãe do gestor Renato Simão e tia da gestora Fernanda Cristina Bernardes, ambos da área de Finanças e Controle. O velório será realizado nesta [...]







Escola de Governo abre vagas para Banco de Professores

Escola de Governo abre vagas para Banco de Professores

 18/09/2024

 Assessoria de Comunicação do SindGESTOR

A Escola de Governo está com inscrições abertas para o Banco de Professores. A iniciativa é válida para servidores públicos estaduais, sejam eles efetivos ou comissionados. Os interessados devem se inscrever até 13 de outubro clicando [...]





Nota de pesar pelo falecimento de Espedito Pereira

Nota de pesar pelo falecimento de Espedito Pereira

 13/09/2024

 Assessoria de Comunicação do SindGESTOR

A diretoria do SindGESTOR manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Espedito Pereira, pai da gestora de Tecnologia da Informação, Letícia Lacerda. O velório ocorre na Funerária São Sebastião, e o sepultamento será às 15 [...]