SindGESTOR - Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás

Ir para página inicial

Comunicação

Notícias

Gestoras contempladas com Benefício de Capacitação falam das experiências e bons resultados

Três gestoras associadas do Sindicato dos Gestores Governamentais do Estado de Goiás (SindGESTOR), contempladas com o Benefício de Capacitação, participaram de eventos de destaque no país. Priscila Tenuta Meira e Daiany de Oliveira Santos, gestoras de Tecnologia da Informação, lotadas na Secretaria de Estado da Administração (Sead), participaram do  XIV Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança, realizado em Campinas-SP, de 20 a 22 de maio, um dos maiores e mais importantes sobre gestão, projetos e liderança da América Latina; e a gestora pública Elcileni de Melo Borges, lotada na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), apresentou artigo e proferiu palestra no XVIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Enanpur 2019), realizado de 27 a 31 de maio, em Natal-RN.

Sobre os resultados, as gestoras de TI observam que a participação no congresso, que reuniu CEOs, executivos, diretores, consultores, mentores e analistas de projetos de várias empresas e instituições nacionais e internacionais, é um complemento para o currículo e fonte de aprendizado de métodos que podem ser aplicados em suas atribuições como gestoras. “O XIV Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança disponibilizou a oportunidade de entrar em contato com as tendências modernas da área de Gerenciamento de Projetos, como por exemplo, aplicação dos estudos de neurociência em projetos, práticas ágeis, transformação digital, liderança, negócios, inovação, entre outros”, diz Priscila.

Priscila é gestora de TI na Sead

 

“A incorporação destes conhecimentos aprimorará a aplicação das melhores práticas internacionais de gerenciamento de projetos  ao contexto do governo de Goiás pelo Escritório de Projetos Central, com foco na disseminação de um conhecimento atual e alinhado com a necessidade de modernizar a gestão e aumentar a probabilidade de sucesso dos projetos de interesse do estado”, observa Daiany.

Daiany: "Incorporação destes conhecimentos aprimorará a aplicação das melhores práticas" 

 

Gestora governamental, Elcileni apresentou o artigo “Política Pública Habitacional em Goiás e financeirização: a confluência entre os programas Cheque Moradia, MCMV e mercado” e palestrou com o tema “A experiência de elaboração do PDUI da Região Metropolitana de Goiânia: desafios à implementação da governança interfederativa“. 

“O tema dos trabalhos apresentados, tanto o referente à política pública habitacional quanto a questão do planejamento metropolitano, em fórum de alcance nacional, interessa diretamente à rotina de trabalho dos especialistas de políticas públicas, permitindo conhecer outras experiências correlatas e enriquecer os projetos voltados para a gestão governamental goiana. Como resultados práticos, foi uma ótima oportunidade de se discutir e divulgar a bem sucedida experiência de política habitacional de Goiás, que angariou grande protagonismo no quadro nacional nos anos recentes, constatado a partir da elucidação dos números de atendimento e benefícios concedidos à população goiana, o seu alcance e necessidade de aprimoramento no âmbito da reestruturação proposta pela nova gestão estadual”, explica Elcileni, sobre os temas que abordou. 

Ela chama a atenção para a importância do Benefício de Capacitação, que proporciona a exposição de trabalhos em congressos de capilaridade nacional, como o que ela participou, por meio de processo seletivo avaliado por comitê científico de elevada qualificação. “Pudemos divulgar a participação de membros da categoria gestor governamental — inserida tanto nos cadernos oficiais do evento, quanto nas apresentações em power points nas salas. Isso, certamente, garante maior visibilidade do trabalho e contribuições que vimos desenvolvendo em Goiás, ao longo dos anos”, diz Elcineli.

Elcileni apresentou artigo e fez palestra 

Data : 26/06/2019