SindGESTOR - Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás

Ir para página inicial

Comunicação

Notícias

Laboratório de Inovação de Goiás é criado com contribuição de gestores de TI

Lançado pelo governo de Goiás, o Laboratório de Inovação Goiás (Ligo) é mais um produto desenvolvido com a participação de gestores governamentais para o aperfeiçoamento e melhoria da gestão pública. Ele surge como nova tecnologia que busca a modernização da máquina pública, notadamente na área de Tecnologia da Informação (TI).

O Ligo foi criado pela Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), por meio da Subsecretaria de Tecnologia da Informação, e está fundamentado na reunião de instituições e pessoas que possam contribuir e atuar em conjunto no desenvolvimento e execução de projetos e soluções inovadoras. 

Gerente de Inovação da Sedi e membro-coordenador do Ligo, o gestor de TI Alaor José da Silva Junior explica que serão promovidos benefícios como a mudança de mindset na TI do estado, conectando pessoas e instituições para promover a inovação e melhoria dos serviços ao cidadão.

“O Ligo vai ajudar na disseminação da cultura de inovação, tornar os ciclos de inovações mais rápidos e constantes, levando benefícios ao cidadão”, explica ele.

Lançado em evento virtual nesta terça-feira, 8, o Ligo possui parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), o Instituto de Estudos e Pesquisas Mauro Borges (IMB), o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da UFG (Ceia), e membros e mentores das equipes de TI dos órgãos estaduais.

Alaor destaca ainda que o propósito do laboratório é contribuir para o desenvolvimento e consolidação de uma cultura de inovação, de forma a colaborar com ideias e soluções inovadoras, exponenciais e disruptivas para transformar o governo. “Tudo isso para gerar engajamento e impacto positivo para o cidadão.”

Ele observa que já estão em andamento no Ligo inúmeros projetos, como por exemplo a modernização do banco de dados estatísticos do IMB, o chatbot (Inteligência Artificial) para matrículas na Secretaria de Educação, fluxo de ouvidoria apoiado por IA, dentre outros.

Participaram da solenidade virtual de lançamento, na 5ª Reunião de Governança de TI, os gerentes e superintendente de TI das diversas secretaria do estado, o secretário da Sedi, Márcio César Pereira, e o subsecretario de TI da Sedi, Rodrigo Michel de Moraes.

Data : 10/12/2020





Assembleia-Geral Extraordinária, dia 25/02/2021

Assembleia-Geral Extraordinária, dia 25/02/2021

 23/02/2021

A Assembleia-Geral Extraordinária será instalada com a presença da metade e mais um dos associados em pleno gozo dos seus direitos estatutários, às 18h30, em primeira convocação, ou às 19h, com qualquer número de associados presentes







Edital de Eleição do SindGESTOR

Edital de Eleição do SindGESTOR

 19/01/2021

  EDITAL DE ELEIÇÃO DO SINDICATO DOS GESTORES GOVERNAMENTAIS DE GOIÁS – SINDGESTOR - 2021 A Comissão Eleitoral-COMEL, constituída pelo Conselho de Ética do Sindicato dos Gestores Governamentais de [...]