SindGESTOR - Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás

Ir para página inicial

Comunicação

Notícias

Presidida pelo gestor governamental Marcos Arriel, Fapeg se destaca no Ranking de Execução Orçamentária 2025




A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), presidida pelo gestor governamental Marcos Arriel, alcançou a primeira colocação em sua categoria (porte 2) no Ranking de Execução Orçamentária e Financeira de 2025, divulgado pela Secretaria de Estado da Economia. A Fundação ainda garantiu a segunda colocação geral entre todos os órgãos avaliados.

O resultado reflete o desempenho da Fapeg na execução do orçamento público ao longo de 2025, ano marcado por desafios e pelo recorde histórico de investimentos do Tesouro Estadual em ciência, tecnologia e inovação conduzidos pela instituição. O Ranking avalia a eficiência das unidades da administração pública em três portes, considerando seus volumes orçamentários.

“Esse resultado só foi possível graças ao comprometimento de toda equipe da Fapeg, composta por servidores de várias carreiras, que tem atuado de forma dedicada para assegurar uma gestão eficiente dos recursos públicos. É também um reflexo direto do apoio do governador, que tem oferecido diretrizes claras e firmes para o avanço da ciência, tecnologia e inovação em Goiás”, destacou. 

Desempenho estadual avança
No resultado geral, o Estado de Goiás atingiu nota 8,44 em 2025, superando o desempenho de 2024 (8,31). O avanço é ainda mais significativo porque ocorreu mesmo após a inclusão de um novo indicador de avaliação - Despesas de Exercícios Anteriores (DEA) -, demonstrando uma melhoria real de +3,87% na eficiência da execução orçamentária.

Trajetória
Gestor de Planejamento e Orçamento, Marcos Arriel é economista formado pela PUC Goiás, com especialização em Economia Agroindustrial (UFG), mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial (PUC Goiás) e doutorado em Geografia (UFG). Reúne sólida formação acadêmica e ampla atuação na administração pública. Antes de assumir a presidência da Fapeg, foi diretor Científico e de Inovação da Fundação entre 2019 e 2023 e atuou como Assessor Especial de Assuntos Econômicos na Secretaria-Geral de Governo. Sua trajetória inclui ainda contribuições no Instituto Mauro Borges, onde coordenou estudos e indicadores estratégicos que subsidiam o planejamento e o desenvolvimento de Goiás.

Data : 13/01/2026

Fonte : Assessoria de Comunicação -