SindGESTOR - Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás

Ir para página inicial

Comunicação

Notícias

Gestor governamental assume Diretoria Regional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa




O gestor de Planejamento e Orçamento Marcos Arriel, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), foi eleito por unanimidade para a Diretoria Regional Centro-Oeste do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). A eleição, realizada neste ano, definiu a nova composição da direção do Confap para o período de 2025 a 2027.

Com a nova atribuição, o gestor governamental representará as Fundações de Amparo à Pesquisa da região Centro-Oeste  (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal) em pautas estratégicas no cenário nacional e internacional.

Entre as responsabilidades do cargo, Arriel terá a missão de coordenar e articular ações entre as Fundações da região, promover a cooperação e a troca de experiências, além de fortalecer o diálogo com o Confap e buscar parcerias com órgãos federais e internacionais. “Vamos trabalhar para promover o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação na região Centro-Oeste”, afirma.

Formação e carreira
Marcos Arriel é economista, graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), com especialização em Economia Agroindustrial pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela PUC Goiás e doutorado em Geografia pela UFG. Sua trajetória na Fapeg começou em 2019, quando assumiu o cargo de diretor Científico e de Inovação, função que desempenhou até março de 2023, quando passou a integrar a Secretaria-Geral de Governo como Assessor Especial de Assuntos Econômicos, permanecendo até outubro daquele ano.

Com vasta experiência na área de Economia Regional, Arriel se especializou em indicadores econômicos e sociais, além de economia regional, atuando principalmente em temas como economia goiana, planejamento regional e a indústria do estado. Durante sua passagem pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, coordenou importantes projetos como o Produto Interno Bruto dos Municípios Goianos, o Boletim de Conjuntura Econômica Goiana, o Índice de Desempenho dos Municípios Goianos, a Coletânea do Planejamento em Goiás e o Painel das Profissões.

Data : 11/07/2025

Fonte : Assessoria de Comunicação do SindGESTOR -











Nota de pesar pelo falecimento de Antônio Martins da Silveira

Nota de pesar pelo falecimento de Antônio Martins da Silveira

 09/06/2025

 Assessoria de Comunicação do SindGESTOR

  A Diretoria do SindGESTOR manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Antônio Martins da Silveira, pai do gestor de Infraestrutura Daniel Antônio Silveira, ocorrido na madrugada de domingo (08/06). O sepultamento foi realizado no mesmo dia. Antônio deixa [...]