Sobre os Gestores Governamentais de Goiás

O cargo de gestor governamental - existente há tempos na administração pública de diversos países como Canadá, França, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Argentina e Uruguai, bem como no Governo Federal e em diversos Estados da Federação - foi criado na administração pública estadual com o propósito de mudar o perfil do quadro de pessoal, priorizando o recrutamento de servidores para carreira de alta qualificação profissional, considerada "carreira de Estado". Esta carreira tem a finalidade de recuperar e fortalecer a capacidade governativa e responder pelas funções exclusivas de Estado, tais como formulação de políticas públicas, regulação, fiscalização e controle.

A Associação surgiu, então, da necessidade manifestada pelos gestores governamentais de criar uma representação para discutir com o governo as demandas relacionadas à carreira e à inserção deste novo cargo na estrutura administração estadual, antevendo a resistência a ser enfrentada devido a cultura política reinante na administração pública de Goiás.

Assim, em 25 de setembro de 2002, com a aprovação do Estatuto Social, a Associação dos Gestores Governamentais de Goiás - AGESGGO foi fundada, como uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos e com plena autonomia em relação a agremiações político-partidárias.

Ao longo de sua existência a Agesggo se orientou pelo respeito mútuo no trato com o Governo e com responsabilidade pública no encaminhamento de suas demandas, compreendendo que servidores e Governo não estão em lados opostos na consecução do interesse público. Esta forma de atuação tem contribuído para que a Agesggo seja reconhecida no meio político-administrativo de Goiás como uma entidade forte e politizada, capaz de contrapor-se a retrocessos e com competência para propor melhoria para a gestão pública de nosso Estado.

Com ampla discussão e deliberação em assembleia geral, no ano de 2008, foi aprovada a transformação da Agesggo em Sindgestor - Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás. Um dos motivos da mudança da Agesggo para SindGestor foi a regulamentação lei estadual Nº 15.853, DE 30/11/2006, que tornou compulsória a contribuição sindical. Dessa forma, podemos garantir que os recursos provenientes deste imposto sejam revertidos para a entidade que efetivamente representa os gestores governamentais.

Em 19 de fevereiro de 2013, o registro sindical do Sindgestor foi finalmente concedido. O despacho de concessão foi assinado no dia 19, e publicado no dia 20, edição nº 34 do Diário Oficial da União, seção 1, página 99.

Siglas e Nomenclaturas

AGESGGO – Associação dos Gestores Governamentais de Goiás